
"Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem"
(Manuel Bandeira)
A miséria humana está em todos os cantos, em todos os lugares, em todas as horas, para todos vermos.
Essa foto foi tirada numa tarde de outubro, eu voltando do Registro de Imóveis, ali próximo ao metro Marechal Deodoro (Albuquerque Linz x Victorino Carmilo). Não tinha como não registrar... Pois ele estava no mesmo lugar no dia anterior... e na semana anterior... e no mês anterior...
... não sou nenhum modelo de conduta, muito pelo contrário. Mas procuro fazer minha parte para auxiliar na construção de um mundo mais justo, igualitário, humano e fraterno.
E sempre me pergunto: porque é tão difícil para nossos governantes, nossos "líderes", nossas "elites", ao invés de ficar só falando, prometendo, discursando, colocar a mão na massa e buscar soluções realmente eficazes e capazes de reduzir as desiguldades, de tirar 90 milhões de brasileiros da miséria!?!?
Todo ano eleitoral (como esse que se encerra) é sempre o mesmo papo... mas, o que, de efetivo, é feito nos três anos que seguem o ano de eleição??
Tenho 24 anos e a cena da foto é a mesma, não há 24 anos, mas séculos. O que há de errado!?
Talvez a resposta seja FALTA DE VONTADE, DE VERGONHA NA CARA, DE HUMANIDADE. O Estado prefere investir em pontes e viadutos em vez de investir em ser humano. Nega medicamento a quem precisa, adota a linha do "sangrem para tratar", inventa desculpas esfarrapadas para jusitifcar sua ausência onde o ser humano precisa...
... esse desabafo é só mais um entre tantos de tanta gente que não entende o porque de tudo isso... que busca fazer sua parte, que segue e persevera na busca de um mundo melhor, mas que, a cada ano que passa, se decepciona mais e mais com nossas "lideranças" e "elites".
E, assim, seguimos... com bichos entre lixos e detritos catando as migalhas desprezadas por nossos "líderes"...

Um comentário:
"E, assim, seguimos... com bichos entre lixos e detritos catando as migalhas desprezadas por nossos "líderes"..."
NossaFá, dessa vez você tocou fundo, ein?
O fato é que falta compaixão por parte das pessoas. O egoísmo toma conta, e o máximo que é feito na maioria das vezes é por vaidade. Também nao sou nenhuma Madre Teresa, você me conhece, mas me deixa indignado ver a situação de muita gente por aí.
*mais um desabafo*
Postar um comentário